NOTÍCIAS E ARTIGOS CONTÁBEIS

22/07/2013 21:04

 

Dilma sanciona desoneração da folha até 2014

Os principais segmentos agraciados são: construção civil, transporte, comércio varejista e empresas jornalísticas e de radiodifusão.

 

Empreendedorismo luta pelo fim da multa do FGTS

Diante de rumores de veto da presidente Dilma ao texto que elimina o adicional de 10% do FGTS, SESCON-SP e outras entidades do empreendedorismo reafirmam necessidade da extinção deste ônus para a competitividade das empresas.

 

Receita federal cria nova versão do termo de opção pelo domicílio tributário eletrônico

Já estão à disposição dos contribuintes novos serviços que vão facilitar a comunicação com a Receita Federal.

 

Fecomercio é contra sanção do governo

A contribuição adicional de 10% do FGTS foi criada em 2001 para compensar perdas do fundo à época dos Planos Verão (1989) e Collor I (1990), mas perdeu sua finalidade ainda em 2006, quando o saldo foi ajustado.

 

Escrituração digital

As empresas do setor de tecnologia aguardavam a liberação do layout do sistema para desenvolver e comercializar programas para o preenchimento e envio da nova escrituração de abrangência nacional. O layout consta do Ato nº 5, publicado no Diário oficial d

 

Receita esclarece suspensão de IPI

A Solução de Divergência nº 10 determina que o importador que trabalhar "por conta e ordem" de indústria brasileira não poderá efetuar tanto o desembaraço aduaneiro como a saída de mercadoria estrangeira com suspensão de IPI.

 

Maioria das pequenas atrasa pagamento ao deixar Simples

De acordo com levantamento 62% das micro e pequenas empresas estão inadimplentes.

 

Trust e planejamento sucessório

As recentes mudanças no âmbito tributário, aliadas às iniciativas globais de transparência e cooperação entre países com intuito de troca de informações fiscais, trazem uma reflexão sobre a importância do planejamento sucessório como instrumento...

 

Contadores vão reescrever o bê-á-bá

O Iasb pretende rever conceitos contábeis básicos, mas ao mesmo tempo fundamentais, como a definição de ativo e passivo, e também dar princípios sobre quais lançamentos devem entrar na demonstração de resultados do exercício.

 

São Paulo define regras para uso de créditos do ICMS em programa de parcelamento

O governo do Estado de São Paulo definiu as regras para o uso de créditos acumulados e de valores de ressarcimento do ICMS para contribuintes interessados em liquidar ou em parcelar débitos do imposto dentro das normas previstas no Programa Especial.

 

Contagem regressiva para o SPED SOCIAL

Faltam cerca de seis meses para o início da implantação do SPED Social, mais um braço do Sistema Público de Escrituração Digital, que desta vez se propõe a reunir informações da folha de pagto e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

 

Senado vai examinar Contabilidade Criativa

Para senador Francisco Dornelles, seria melhor Brasília assumir que trabalha com um superávit primário menor.

 

Receita altera formulário para isenção de IPI a taxistas e portadores de deficiência

A Receita Federal corrigiu o formulário que trata do pedido de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para taxistas e portadores de deficiência.

 

Microempreendedor pode financiar casa própria como pessoa física

Bancos ainda não financiam imóveis para micro e pequenas empresas. Emprestar para pessoa física tem menor risco do que para pessoa jurídica.

 

SPED - CT-e - Mais empresas serão obrigadas a partir de agosto

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) alerta para que as empresas que realizam transporte rodoviário de carga inscritas no regime ordinário devem passar a emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e),a partir do próximo dia 1º de agosto.

 

Justa causa para seu sócio

A exclusão deve se dar mediante a configuração de um motivo justo, não apenas por descontentamento.

 

Normas aprovadas vão resguardar direitos dos empresários

O projeto do novo Código de Processo Civil (PL 8046/10), aprovado nesta quarta-feira pela comissão especial, traz inovações que protegem o empresariado.

 

Empresa é obrigada a manter plano de saúde de empregada afastada por doença

Só são permitidas alterações no contrato de trabalho por mútuo consentimento entre as partes e, mesmo assim, desde que não acarretem prejuízo direto ou indireto ao trabalhador. É o que prescreve o artigo 468 da CLT.

 

A hora e a vez da reforma fiscal?

O protesto contra a elevada carga tributária, hoje beirando 36% do Produto Interno Bruto (PIB), foi uma das legítimas bandeiras presentes nas manifestações de rua ocorridas no mês de junho passado no Brasil.

 

Confissão de dívida não impede restituição

Para o STJ, tributo pago em parcelamento pode ser recuperado.

 

Projeto aprovado pelo Senado permite que parcelamento de férias seja um direito de todos

Trabalhadores com menos de 18 anos e os empregados com mais de 50 anos de idade poderão fracionar as férias, se o projeto de lei aprovado hoje (17) no Senado seguir a mesma trajetória na Câmara dos Deputados e receber o aval do Planalto.

 

O que um contador pode fazer pelo seu negócio

De acordo com especialista, o trabalho desenvolvido pelo contador pode facilitar o planejamento, a previsão dos custos, os encargos financeiros e tributários

 

O contador e os concursos – a melhora dos sistemas.

Todos são iguais perante a lei – Art. 5º CF - vamoa valer nossa profissão.

 

Manual de Contabilidade Essencial para as Empresas

...é fundamental a adoção de um manual de contabilidade próprio, importante documento no qual a organização definirá suas políticas e tomará diversas decisões estratégicas...

 

Aviltamento dos honorários contábeis - uma visão diferente da tradicional

Para alguns, a “prostituição” dos honorários chega a ser usada como muleta. Minha afirmação pode causar perplexidade e discordância entre os colegas e é destes que peço a leitura atenta do artigo.

 

Por que não simplificar ?

Em artigo publicado pelo The Wall Street Journal, Francis Fukuyama aponta que “o recente crescimento econômico do Brasil produziu uma classe média diferente e mais empreendedora, emanada do setor privado”...

 

Uma revolução na Contabilidade Governamental

A tecnologia abriu caminho para que as informações circulem em segundos ao redor do mundo, e uma contabilidade governamental padronizada, elaborada e fiscalizada atrairá a confiança dos usuários da informação contábil, da sociedade e dos investidores

 

Previdência social para o MEI

A sobrevivência, após o pleno exercício da atividade, ou seja, o benefício previdenciário, à princípio de cunho social para aqueles que até pouco tempo estavam sem qualquer direito, não vai suprir as necessidades destes...